Cinema

PARTICIPAÇÃO PORTUGUESA NO INTERSECCIÓN 2021

O Centro Cultural do Camões , I.P. em Vigo apoiou mais uma edição do “INTERSECCIÓN – FESTIVAL DE ARTE AUDIOVISUAL CONTEMPORÂNEO”, que decorreu entre 22 e 31 de outubro, no museu “Fundación Luís Seoane”, na cidade da Corunha.

A primeira sessão “Explicación do Tempo” teve lugar no dia 28 outubro, às 18h30, com as exibições de “Plática de una flor” (Helena Estrela), “Escavando o deserto” (Maria Trabulo), “Carta ao porvir” (Mariana Caló e Francisco Queimadela), “Ilhas afortunadas” (Susana Gaudêncio) e  “Brumal” (Susana Soares Pinto).

No dia seguinte, dia 29 de outubro, às 18h30, foi apresentada a segunda sessão “Explicación da Casa”, onde foi exibido o filme “Metáfora ou tristeza virada do avesso”, de Catarina Vasconcelos. Esta sessão contou também com uma “masterclass” que foi orientada pela própria Catarina Vasconcelos.

O festival contou ainda com um encontro de profissionais das artes da Galiza e do Norte de Portugal, que teve lugar no dia 29 de outubro, às 20h00.

PARTICIPAÇÃO PORTUGUESA NO FESTIVAL DE CINEMA “PRIMAVERA DO CINE

O Centro Cultural Português do Camões, I.P. em Vigo apoiou a décima edição do festival de cinema “Primavera do Cine”, que decorreu na cidade de Vigo, entre os dias 7 e 12 de setembro. O evento contou, como é habitual, com um espaço dedicado à lusofonia, onde foram exibidos filmes dos cineastas portugueses Tiago Hespanha, Luísa Homem, Pedro Peralta e Pedro Augusto Almeida.

CICLO DE CINEMA PPUE 2021 | “VISÕES DA EUROPA NO FEMININO: OLHARES SOBRE A HISTÓRIA RECENTE E QUESTÕES DA ATUALIDADE”

No âmbito da Presidência Portuguesa da União Europeia – PPUE 2021 (janeiro-junho 2021), o Centro Cultural Português do Camões, IP em Vigo organizou o Ciclo de Cinema “Visões da Europa no Feminino: Olhares sobre a história recente e questões da atualidade”, que, com o apoio do Concello de Vigo, teve lugar no Auditório Municipal, nos dias 25 e 26 de maio, às 19h.

Esta iniciativa, que esteve então integrada no programa próprio de cinema no âmbito da PPUE 2021, contou com as exibições dos filmes “Extinção”, de Ana Salomé, e “Notas de Campo”, de Catarina Botelho.

RETROSPETIVA DOS MELHORES FILMES DO “FESTIVAL DE VÍDEO ARTE FUSO – LISBOA 2020” NO MARCO | COMEMORAÇÕES DIA DE PORTUGAL

No âmbito das comemorações na Galiza do dia 10 de junho – Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, teve lugar no dia 12 de junho, às 19h00, no Museu de Arte Contemporânea de Vigo (MARCO), a apresentação de uma retrospetiva dos melhores filmes do “Festival de Vídeo Arte FUSO – Lisboa 2020”, que contou também com a participação à distância de Rachel Korman, a coordenadora do festival e de alguns dos realizadores.