O Polo do Camões – Centro Cultural Português em Vigo depende diretamente do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. (CICL) e da Embaixada de Portugal em Madrid – Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal.
O CICL é um instituto público, integrado na administração indireta do Estado, dotado de autonomia administrativa, financeira e património próprio e tem por missão no Mundo: (i) propor e executar a política de cooperação portuguesa; (ii) coordenar as atividades de cooperação desenvolvidas por outras entidades públicas; (iii) propor e executar a política de ensino e divulgação da língua e cultura portuguesas no estrangeiro; (iv) assegurar a gestão da rede de ensino português no estrangeiro, a nível básico, secundário e superior; (v) apoiar a colocação de docentes locais através de parcerias com instituições de ensino superior e organizações internacionais e (vi) promover a internacionalização da cultura portuguesa.
O CICL está presente em todo o Mundo, no âmbito da Cooperação, Língua e Cultura portuguesas, distribuído em: Coordenações de Ensino Português no Estrangeiro, Escolas e Centros Associados, Centros de Língua, Cátedras, Leitorados, Centros Culturais Portugueses e Unidades de Cooperação.
O Polo do Camões – Centro Cultural Português em Vigo abriu as suas portas à cidade de Vigo em 1998. O edifício data do século XVI e constitui a construção laica mais antiga da cidade de Vigo. Para além de uma biblioteca, possui um espaço exclusivamente dedicado à realização de cursos de Língua Portuguesa e uma sala multiusos, na qual realizamos exposições, sessões de cinema, concertos, conferências, apresentações teatrais, etc.
É objetivo deste Centro levar a Cultura Portuguesa a toda a Galiza, constituindo-se como um meio privilegiado de divulgação da produção artística portuguesa contemporânea.
Esta casa está aberta aos movimentos culturais da cidade, integrando as suas iniciativas nos circuitos galegos e privilegiando sempre uma política de colaboração com as instituições galegas.
Mais informações acerca da missão, dos valores e dos indicadores do CICL aqui.